“Giovanni Alighieri, del fu Dante” é um espetáculo criado por Paolo Pasquini e produzido pela Associação Cultural Xenia em dezembro de 2020.
A história é contada através do olhar de um estudioso apaixonado por Dante, que alterna momentos de pesquisa em um arquivo repleto de papéis, documentos e caos, com pausas de reflexão e de releitura da Comédia, dentro de uma sugestiva biblioteca histórica.
Um espaço oposto àquele do arquivo: uma arquitetura perfeita, no coração de Roma, com centenas de preciosos volumes antigos.
Em um diálogo imaginário, o estudioso se dirige a Giovanni Alighieri, filho primogênito de Dante, que provavelmente morreu prematuramente. De fato, após 1314 não se encontram mais notícias dele. Seu nome não aparece nem nos testamentos.
O estudioso conversa com Giovanni, com comiseração, movido pela empatia por um “menor”, um “submerso”. Quase como se quisesse resgatar a vida não ilustre de um homem (um moço?) que, como filho de um dos máximos escritores de todos os tempos, talvez tenha apenas vislumbrado a Glória.
Mas Giovanni acabou na sombra, esquecido em um canto da história.
Organizadores:
Portale italiana
Associação cultural Xenia