APRESENTAÇÃO

“Fatti non foste per viver come bruti ma per seguir virtute e conoscenza”

Estes versos de Dante Alighieri são um convite para conhecê-lo.

Celebram-se, este ano, os 700 anos da morte do poeta, considerado o pai da língua italiana. Entretanto seus versos, música em palavras, permanecem atuais, como a natureza humana que ele maravilhosamente descreve e que é destinada a ficar imutável no tempo.

No aniversário da sua morte, o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo e o Consulado Geral da Itália de São Paulo apresentam o portal que visa reagrupar, em uma única plataforma, as indicações dos principais eventos e atividades em comemoração de Dante e de sua obra em programação no ano de 2021 no Brasil e, dada a relevância do autor, também no resto do mundo.

Através de vídeos, palestras, leituras e outras iniciativas, desejamos apresentar ao público brasileiro um autor destinado a ser eternamente atual. Muitas surpresas nos acompanharão durante este ano e não faltarão ocasiões para envolver o público através de uma programação contínua, que culminará na Semana da Língua Italiana no Mundo, no mês de outubro.

Entre os temas explorados por Dante, ao descrever a humanidade entre inferno e paraíso, escolhemos o amor, o mais universal entre os temas, para nos guiar neste percurso. O mais inevitável, já que, como diz o poeta, o amor “a nullo amato amar perdona”. Seguindo este rasto, temos certeza do que conheceremos este gênio da língua italiana, perspicaz observador do seu tempo e, sobretudo, da alma humana, e descobriremos como Dante possa falar, ainda hoje, para cada um de nós.