Eventos

NO BRASIL

Jornada Dante 700 anos

Para celebrar os 700 anos da morte de Dante Alighieri, a Faculdade de Letras da UFMG realizará a Jornada Dante 700 anos.

O evento on-line reunirá vídeos de palestras, entrevistas, seminários e leituras da obra do escritor, produzidos por pesquisadores convidados, bem como por estudantes e professores.

Datas e horários: 25 de março
Inscrição: O participante que desejar receber certificado de ouvinte deverá preencher o formulário disponibilizado durante o evento no canal do Youtube

Link do evento: www.youtube.com/channel/UCU_1hhvjy3fdqpOjJILrIPg

Organizado por Faculdade de Letras da UFMG em colaboração com Consulado da Italia em Belo Horizonte

Arte, Moda e Arquitetura na Florença de Dante

Por ocasião do aniversário dos 700 anos da morte de Dante Alighieri, no próximo dia 26 de março às 18h30, o IIC Rio irá transmitir uma conversa sobre Arte, Moda e Arquitetura na Florença do século XIII.

A ideia é a de reconstruir e explorar o contexto no qual o “pai da língua italiana” vivia e se inspirava e que contribuiu a criar aquela identidade italiana que mais, tarde, durante o Renascimento, será considerada como referência no processo de transformação nos âmbitos das artes, da filosofia e das ciências.  

O público de casa poderá participar com perguntas no bate-papo aberto durante a live.

O evento contará com a participação de:

ARTE

Marcello Maria Perongini
Formado em História da Arte pela Università degli Studi di Firenze e fundador de Artitalia, grupo de divulgação da história da arte italiana.

 

ARQUITETURA

Aristides Corrêa Dutra
Professor nos cursos de Design e Arquitetura da Universidade Veiga de Almeida e no curso de Design de Interiores da Universidade Candido Mendes. Possui mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo.

 

MODA

Thaiana Vieira
É historiadora e professora de História pela UFRJ, mestre em Artes, cultura e linguagens pela UFJF e doutoranda em Design de Moda pela UBI. Investigadora de História da moda e desenvolveu pesquisas especialmente sobre Moda na Baixa Idade Média.

O evento será transmitido pelas redes sociais do IIC Rio

Facebook e Youtube @iicrio no dia 26 de março às 18h30

Dante 700: Humana Divina Geometria, de Livia Raponi

Há séculos existe uma correspondência íntima entre poetas brasileiros e as obras de Dante Alighieri, que nunca foi interrompida.

Marco Lucchesi, poeta, tradutor e presidente da Academia Brasileira de Letras, oferece-nos neste curta-metragem um comovente testemunho de seu profundo vínculo com o Poeta Supremo, compartilhando sua voz carismática e sensível de amante de Dante e de escritor, em constante trânsito entre o universo literário italiano e o da língua portuguesa. O Canto XXXIII do Paraíso, momento culminante e final da Divina Comédia, está mais vivo do que nunca na intensa interpretação de Lucchesi; ao mesmo tempo, ela se manifesta por meio de uma delicada trama de elementos estéticos e artísticos presentes ao longo do filme.

Entre imagens inéditas e de arquivo da cidade do Rio, performances do acrobata Juliano Alvarenga e sutis texturas harmônicas do compositor Daniel Murray, uma voz narrativa feminina conduz o espectador a uma imersão lírica com nuances oníricas, visitando e cruzando composições do poeta Carlos Drummond de Andrade (1902 - 1987), em contraponto ideal ao texto de Dante.

O filme, escrito e dirigido por Lívia Raponi, é uma produção do Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro por ocasião dos 700 anos da morte do poeta Dante Alighieri.

Data: 25 de março de 2021

Horário: 11h

Onde: corriere.it e cepell.it (online)

Link do evento:
https://iicrio.esteri.it/iic_riodejaneiro/pt/gli_eventi/calendario/2021/03/dante-700-umana-divina-geometria.html

Organizado por
Istituto Italiano di Cultura do Rio de Janeiro em colaboração com Centro per il Libro e la Lettura (CEPELL) - La Lettura, Suplemento do Corriere della Sera.

 

A Settimana di Dante no Brasil: 700 anos de Dante

Para as comemorações do maior poeta italiano, Dante Alighieri (1265-1321), apresentamos uma série de encontros, nos quais compartilharemos o prazer da leitura da obra de Dante no Brasil.

PROGRAMAÇÃO

Dia 22/03, 11h-12h
"Dante Alighieri: O Documento da Sentença ao Exílio"
Prof. Dr. Eduardo Henrik Aubert (IEL-UNICAMP)

Link: https://meet.google.com/gqh-vbnn-yct

Dia 22/3, 19:30-20:30
Laboratório da tradução literária italiana: Encontro con o prof. Giulio Ferroni sobre o livro L’Italia di Dante. Viaggio nel paese della Commedia. O encontro será em forma de bate-papo com o prof. Giulio Ferroni, catedrático da Universidade La Sapienza di Roma, autor de vários livros sobre literatura italiana, traduzidos em muitas línguas. A partir de alguns trechos do livro “L'Italia di Dante”, traduzidos pela primeira vez em português por alunos e pesquisadores de Língua e Literatura Italiana na USP, esse evento dá continuidade ao encontro realizado durante a
Settimana della lingua nel mondo de 2020.

Link para o encontro: https://meet.google.com/npa-hvhn-sju

Organizadoras: Prof.as Maria Cecilia Casini e Doris Nátia Cavallari

Datas:

24 de março
Lançamento do canal Youtube "Dante no Brasil". No canal constarão todas as atividades apresentadas e as leituras de trechos da obra de Dante em colaboração entre a Universidade de São Paulo e a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

25 de março
DANTEDI’
Em 2020, o Governo da Itália instituiu oficialmente o DANTEDÌ, o “Dia deDante no Mundo”, dedicado à obra e à figura de Dante Alighieri. A data escolhida foi 25 de março, pois antigamente neste dia começava o ano civil em Florença, coincidindo com a festa da Anunciação.

10:00-11:00: “O meu Dante. Razões para estudar Dante no Brasil”. Apresentação de Ana Flávia Gonzalez, Paulo Lima, Paulo de Tarso, Alexandre Ginzel.

Produção: grupo de pesquisa "A tradição literária italiana".

Link: https://meet.google.com/pqf-xzai-vfa

11:00-12:00: canal Youtube do IIC Rio e na plataforma Corriere.it:

Primeira exibição do filme UMANA DIVINA GEOMETRIA, com Marco Lucchesi, Juliano Alvarenga e Livia Raponi, escrito e dirigido por Livia Raponi. O filme, realizado pelo Istituto Italiano di Cultura do Rio de Janeiro por ocasião dos 700 anos da morte de Dante Alighieri, participa da maratona literária "Dante nel mondo" organizada pelo jornal Corriere della Sera e pelo CEPELL (Centro per il libro e la lettura).

15:00-16:00 - "Fontes e rumos da Dantística lusófona" no lançamento do livro “Dante e Portugal. Presenças lusas e andaluzas na Divina Comédia” (Org. de Fernanda P.Mendes), pela Associazione Socio-Culturale Italiana del Portogallo Dante Alighieri- Il Mondo in Italiano (ASCIPDA).
Palestrante: Prof.a Maria Cecilia Casini

Info e inscrições: segreteria.ascipda@gmail.com

19:00-19:45 - Leitura na Biblioteca Mário de Andrade do canto XVII do Inferno da Divina Comédia.

Apresentadora: Prof.a Maria Cecilia Casini

Link para inscrição: https://forms.gle/5MMvnBRPcvC6BCuE6

20:00 - Apresentação da palestra “Zélia Gattai lettrice di Dante in Anarquistas graças a Deus”, no âmbito do Congresso “La Maremma per Dante. Cultura per la vita 1321-2021. Dantedì 2021. Lettori di Dante in America: Stati Uniti, Messico, Brasile, Argentina”

Palestrante: Prof.a Maria Cecilia Casini

Informazioni: https://www.facebook.com/LaMaremmaperDante

Datas: 22-25 de março

Organizado por:

Prof.a Maria Cecilia Casini (USP)
Área de Língua e Literatura Italiana da USP/PPG Língua, Literatura e Cultura Italianas (FFLCH/USP)

- Grupo de pesquisa “A tradição literária italiana” (CNPq)
Grupo de pesquisa dedicado à tradição literária italiana e credenciado no Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Brasileiro

- Prof. Fabiano Dalla Bona e Prof. Carlos da Silva Sobral (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

- Consolato Generale d'Italia a San Paolo

- Istituto Italiano di Cultura di San Paolo

- Istituto Italiano di Cultura di Rio de Janeiro

- Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro - Casa de Dante

- Circolo Italiano di San Paolo

- Circolo Toscano - San Paolo

- Biblioteca Mário de Andrade

- Associação Brasileira dos Professores de Italiano (ABPI)

- Comites

Ilustração: Carolinee de Almeida Rodrigues
Graduada em Letras Português-Italiano pela Universidade de São Paulo

Produção cartaz e divulgação: Leonardo Ferreira Aguiar
Aluno Pós-Graduação em Literatura Italiana no PPG de Língua, Literatura e Cultura Italianas (USP)
Audiovisual: Paulo de Tarso Coutinho Viana de Souza

Do Inferno ao Paraíso: uma conversa sobre A Divina Comédia

O evento é uma parceria da Casa Fiat de Cultura, Fundação Torino e Consulado da Itália em Belo Horizonte.

Os 700 anos de morte do grande poeta da língua italiana Dante Alighieri são celebrados no dia 25 de março e o poeta ganha dia D, com bate-papo virtual sobre “A Divina Comédia”, sua obra-prima.
A realizar a palestra é o professor de Literatura Italiana e História da Fundação Torino Riccardo Cassoli, que falará sobre a estrutura, os simbolismos e as alegorias presentes no poema.

Datas e horários
25 de março de 19h00 às 20h00

Inscrição
A participação é gratuita, com inscrição pela Sympla: https://www.sympla.com.br/do-inferno-ao-paraiso-uma-conversa-sobre-a-divina-comedia__1163704

As pessoas inscritas receberão o link de acesso por e-mail após a inscrição. Será fornecido certificado mediante preenchimento do formulário a ser compartilhado ao final da apresentação.

Organizado por
Casa Fiat de Cultura em colaboração com Consulado da Italia em Belo Horizonte e Fundação Torino

Lançamento do canal "E quindi uscimmo a riveder le stelle: letture di Dante dai cieli del Brasile"

24 de março de 2021

Coletânea de vídeos de leituras da Dante dos céus de São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus.

Local: YouTube

E-book “Leggere Dante: come, perché”

O e-book “Leggere Dante: come, perché” (ed. Sinestesie), sob a curadoria do Embaixador Raffaele Campanella, é pensado e escrito para facilitar a leitura da Divina Comédia, tendo em consideração os acontecimentos que marcaram a personalidade de Dante. O livro é endereçado a quem, no exterior, deseja se aproximar da cultura italiana e de um de seus representantes mais celebres.

Faça o download gratuito do e-book clicando no seguinte link: https://www.edizionisinestesie.it/libri/leggeredante-come-perche/

Organizado por MAECI

NA ITÁLIA

Alessandro Barbero e Alberto Casadei em diálogo com Paolo Rambelli

No dia 22 de maio às 15:00 (horário de Brasília) a Associazione Dantisti Italiani (ADI) organiza na cidade de Forlì um diálogo entre o historiador Alessandro Barbero e o acadêmico Alberto Casadei, intermediado pelo professor Paolo Rambelli. O evento, que será transmitido ao vivo no canal Vimeo do portal Italiana, visa apresentar uma nova interpretação da Divina Comédia, com base na biografia de Dante.

Datas e horários
22/05 às 15:00

Link do evento:  https://vimeo.com/italianaesteri
Organizado por
Associazione Dantisti Italiani

XI Festival Dantesco - Concurso de vídeo

De 8 a 18 de abril de 2021 acontecerá o XI Festival Dantesco, pela primeira vez em nível internacional. 

Além de encontros, entrevistas, curiosidades e eventos sociais, haverá o Concurso de vídeo para jovens intérpretes da Comédia, com curtas-metragens que poderão repassar vários Cantos, do Inferno, do Purgatório e do Paraíso, para depois serem apresentados ao público das redes durante a manifestação, em streaming, no canal YouTube do Festival.  

Para participar é suficiente:

- ter até 20 anos;

- realizar uma obra áudio-vídeo de no mínimo 2 e no máximo 4 minutos; 

- utilizar para a recitação somente versos da Comédia.

Para todos os detalhes, é possível consultar o Regulamento no site do Festival Dantesco. A manifestação é patrocinada e financiada pelo Comitê Nacional Dante 2021 do MIBACT e, desde seu nascimento em 2010, pela Società Dante Alighieri.

Link do evento: www.festivaldantesco.it

Organizado por: Associação cultural Xenia

Exposição “Dante e seu tempo nas bibliotecas florentinas”

De 23 de setembro de 2021 a 15 de janeiro de 2022

LOCAL: Museo Nazionale del Bargello (Via del Proconsolo, 4, 50122 Firenze )

CURADORIA: Biblioteca Riccardiana, em colaboração com a Società Dantesca Italiana

A exposição, promovida e financiada pela Società Dantesca Italiana, será exibida nas três principais históricas bibliotecas públicas estaduais da cidade: a Biblioteca Medicea Laurenziana, organizadora do evento, a Biblioteca Nazionale Centrale e a Biblioteca Riccardiana.

O evento, que acontecerá simultaneamente nas três sedes, visa oferecer ao público um percurso original de exposição de manuscritos e antigas edições das obras dantescas, parte do patrimônio das três bibliotecas.

Link do evento: https://www.700dantefirenze.it/eventi/dante-e-il-suo-tempo-nelle-biblioteche-fiorentine-2/

Exposição “Dante. A visão da arte”

LOCAL: Musei San Domenico

ENDEREÇO: Piazza Guido da Montefeltro 12 – Forlì

CURADORIA: Antonio Paolucci, Fernando Mazzocca

No âmbito das celebrações dos setecentos anos da morte de Dante Alighieri, promovidas pelo Ministério dos Bens e das Atividades Culturais para o ano 2021, as Gallerie degli Uffizi e a Fondazione Cassa dei Risparmi de Forlì realizarão a grande exposição “Dante. La visione dell’arte”, que acontecerá nos Musei San Domenico de Forlì de 1 de abril a 11 de julho de 2021. A escolha da cidade como cenário da exposição é parte de uma estratégia de valorização de um lugar e de um território onde Dante encontrou refúgio, no outono de 1302, ficando por mais de um ano na casa da família gibelina Ordelaffi.
A exposição conta com o retrato de Dante e aquele de Farinata degli Uberti por Andrea del Castagno, provenientes de Florença, geralmente exibidos na Igreja de São Pier Scheraggio, não acessível ao público. Haverá também um outro retrato do Poeta, pintado por Cristofano dell’Altissimo a pedido de Cosimo I de’ Medici e, ainda, a “Expulsão do Paraíso terrestre” por Pontormo e um sublime desenho de Michelangelo sobre um danado do Inferno da Divina Comédia, além da escolha de alguns valiosos desenhos de Federico Zuccari para a edição do século XV ilustrada do texto.

De 1 de abril 2021 a 11 de julho 2021

Organizado por Gallerie degli Uffizi e Fondazione Cassa dei Risparmi di Forlì

Exposição “Dante. O Poeta Eterno”

LOCAL: Complesso Monumentale di Santa Croce, Firenze

CURADORIA: Felice Limosani

Um projeto para as celebrações dos 700 anos da morte de Dante Alighieri, promovido por FEC – Fondo Edifici di Culto del Ministero dell’Interno, Prefeitura de Florença, Opera di Santa Croce e Felice Limosani Studio s.r.l. Società Benefit.

O Complesso Monumentale di Santa Croce receberá a exposição “Dante. O Poeta Eterno” de Felice Limosani, criado a partir das icônicas gravuras do ilustrador Gustavo Doré. Não se trata de um evento multimídia baseado em projeções em alta resolução, mas de um projeto que explora um novo paradigma, capaz de conectar cientificamente a experiência do museu com realidades aparentemente diferentes, como aquele da didática digital e a do benefício social.

14 de setembro de 2021 – 10 de janeiro de 2022

Organizado por FEC – Fondo Edifici di Culto del Ministero dell’Interno, Prefeitura de Firenze, Opera di Santa Croce e Felice Limosani Studio s.r.l. Società Benefit

 

Audiolivro “Tanto gentile... La lirica di Dante e di altri poeti del Duecento”

Por ocasião do Dantedì, a festa em homenagem ao poeta do dia 25 de março, ICoN realizou um novo recurso digital para contribuir na difusão da língua e da literatura italiana na rede.

Trata-se de um audiolivro sobre o Dante da “Vita Nova”, sob a curadoria de Alberto Casadei, professor titular de Literatura italiana na Universidade de Pisa e Presidente do Consorcio ICoN: Tanto gentile... La lirica di Dante e di altri poeti del Duecento (Guido Guinizelli, Guido Cavalcanti, Cino da Pistoia)

O audiolivro, um conto de aproximadamente 40 minutos, dividido em 7 partes, pode ser utilizado para fins didáticos pelos professores de língua e literatura italiana. Pode ser baixado ou escutado gratuitamente no site de ICoN e foi realizado com a colaboração da Fondazione Cassa di Risparmio di Pistoia e Pescia. A voz que lê o ensaio é de Alberto Casadei, enquanto os trechos líricos são interpretados pela escritora e atriz Eleonora Mazzoni e pelo ator Ugo Pagliai.

Exposição “Honroso e antigo cidadão de Florença”

LOCAL: Museo Nazionale del Bargello (Via del Proconsolo, 4, 50122 Firenze )

CURADORIA: Luca Azzetta, Sonia Chiodo e Teresa De Robertis

De 23 de março a 25 de julho de 2021, por ocasião de sétimo centenário da morte de Dante Alighieri, acontecerá a exposição “Honroso e antigo cidadão de Florença”: a relação entre Dante e sua cidade nos anos sucessivos à morte do grande poeta é reconstruída através de manuscritos e obras de arte do mundo inteiro, fruto do trabalho de copistas, iluminadores, comentaristas, leitores nem sempre conhecidos e que contribuíram à reavaliação da figura de Dante em sua época.

De 23 de março a 25 de julho de 2021

http://www.bargellomusei.beniculturali.it/mostre/11/onorevole-e-antico-cittadino-di-firenze/

A exposição nasce no âmbito de uma colaboração institucional entre os Musei del Bargello e os Departamentos de Letras e Filosofia (DILEF) e de História, Arqueologia, Geografia, Arte e Espetáculo (SAGAS) da Universidade de Florença, com o patrocínio do Comitê Nacional Celebrações 700° aniversário da morte de Dante Alighieri e do Comitê “700 Dante” coordenado pela Prefeitura de Florença.

Exposição “A admirável visão. Dante e a Comédia no imaginário simbolista”

LOCAL: Museo Nazionale del Bargello (Via del Proconsolo, 4, 50122 Firenze )

CURADORIA: Carlo Sisi

A exposição conta com a curadoria de Carlo Sisi e a contribuição de históricos da arte e da literatura dos séculos XIX e XX, os quais colaborarão através de um Comitê Científico composto por Emanuele Bardazzi, Ilaria Ciseri, Flavio Fergonzi, e Laura Melosi. A exposição, dedicada à percepção da figura de Dante e da Divina Comédia no contexto literário dos séculos XIX e XX, visa apresentar uma seleção de obras que apresentem o extraordinário catálogo de imagens – sublimes, místicas e oníricas – que o poema dantesco oferecia ao mundo da arte.

De 23 de setembro de 2021 a 9 de janeiro de 2022

https://www.700dantefirenze.it/eventi/la-mirabile-visione-dante-e-la-commedia-nellimmaginario-simbolista/

 

Exposição “As Artes na época do exílio”

LOCAL: San Romualdo, Ravena

CURADORIA: Massimo Medica

De 24 de abril a 4 de julho de 2021, na igreja de San Romualdo em Ravena, será possível admirar a preciosa exposição “As Artes na época do exílio”, segundo grande evento do ciclo “Dante. Os olhos e a mente”, com curadoria de Massimo Medica.

Quantativamente centrada, essencial, precisa: a escolha do curador foi aquela de reunir somente testemunhos de absoluta exceção, bem aderentes ao tema, realmente emblemáticos das etapas do exilio dantesco. O público poderá admirar obras que o Poeta viu ao longo de sua peregrinação na Itália e que influenciaram sua Comédia. O percurso da exposição começa com a poderosa escultura em bronze dourado do papa Bonifácio VIII, que condenou o poeta ao exílio. O ambiente de origem e formação do Poeta, Florença, é documentado através de obras de Cimabue e Giotto, que remontam ao período de permanência de Dante na cidade. Dante percorre o longo caminho do exílio que o levou a várias cidades, tais como Roma, Arezzo, Verona, Pádua, Bolonha, Lucca, Pisa e Ravena.

Os anos do exílio corresponderam a um período de profundas mutações e novidades na arte e a exposição os documenta através de pinturas, esculturas, manuscritos, joias.

De 24 de abril a 4 de julho de 2021

http://www.mar.ra.it/ita/Mostra/Le-arti-al-tempo-dell%27esilio

Comune di Ravenna – Assessorato alla Cultura
MAR Museo d’Arte della città di Ravenna

Musei degli Uffizi

Espetáculo “Giovanni Alighieri, del fu Dante”

A partir do dia 4 de março de 2021, será possível visualizar no portal “Italiana” o vídeo do espetáculo “Giovanni Alighieri, del fu Dante”, criado por Paolo Pasquini e produzido pela associação cultural Xenia em dezembro de 2020.

A história é contada através do olhar de um estudioso apaixonado por Dante, que alterna momentos de pesquisa em um arquivo repleto de papéis, documentos e caos, com pausas de reflexão e de releitura da Comédia, dentro de uma sugestiva biblioteca histórica. Um espaço oposto àquele do arquivo: uma arquitetura perfeita, no coração de Roma, com centenas de preciosos volumes antigos.
Em um diálogo imaginário, o estudioso se dirige a Giovanni Alighieri, filho primogênito de Dante, que provavelmente morreu prematuramente. De fato, após 1314 não se encontram mais notícias dele. Seu nome não aparece nem nos testamentos.

O estudioso conversa com Giovanni, com comiseração, movido pela empatia por um “menor”, um “submerso”. Quase como se quisesse resgatar a vida não ilustre de um homem (um moço?) que, como filho de um dos máximos escritores de todos os tempos, talvez tenha apenas vislumbrado a Glória. Mas Giovanni acabou na sombra, esquecido em um canto da história.

Portale italiana
Associação cultural Xenia

O divino audiolivro "Dalla selva oscura al Paradiso"

Realizado em 33 línguas por iniciativa da Direção Geral para a Promoção do Sistema País da Farnesina, com a colaboração de 32 Institutos Italianos de Cultura e em parceria com a Prefeitura de Ravenna, a Società Dantesca Italiana e a Associazione degli Italisnisti, o audiolivro “Dalla selva oscura al Paradiso” propõe uma seleção de cantos dos três livros que compõem a obra, com a curadoria dos renomados dantistas Alberto Casadei (Universidade de Pisa) e Sebastiana Nobili (Universida de Bolonha-Ravenna) e a dramaturgia de Marco Martinelli e Ermanna Montanari (Teatro delle Albe). Um código QR permite acessar gratuitamente todas as versões do poema, disponíveis nas plataformas Spreaker, Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts.

Link: Divina Commedia, un percorso in trentatré lingue

Organizado por MAECI

Em colaboração com
32 Institutos Italianos de Cultura e em parceria com a Prefeitura de Ravenna, a Società Dantesca Italiana e a Associazione degli Italisnisti

Exposição “Dante hipermoderno. Ilustrações dantescas no mundo, 1983-2021”

A exposição propõe um percurso representativo das fases mais recentes da grande história das ilustrações de obras dantescas em época contemporânea. As nove serigrafias de Tom Phillips unem o imediatismo pop a uma refinada busca evocativa, às vezes até informal. As pinturas de Monika Beisner, primeira artista mulher a ilustrar a Comédia, evidenciam uma atenção ao detalhe baseada em uma tradição figurativa que remonta a Botticelli. Mimmo Paladino utiliza o desenho para sondar as raízes arcaicas da Comédia. Paolo Barbieri concilia a tradição com a inovação: o espectador poderá observar os esboços originais em preto mudar-se nas estampas finais, bem coloridas, de estilo fantasy. Emiliano Ponzi se entrega ao digital, definindo ambientações surreais, às vezes assustadoras.

Link do evento: Mostra "Dante ipermoderno" - Italiana - Lingua, cultura, creatività nel mondo (esteri.it)

Idealização: Società Dantesca e Gruppo Dante dell’Associazione degli Italianisti (ADI)

Curadoria: Giorgio Bacci, em colaboração com Marcello Ciccuto e Alberto Casadei

Realização: Art Media Studio di Firenze

Apoio: MAECI

Cantica21

Cantica21 è uma iniciativa lançada pelo MAECI e pelo MiBACT que promove e valoriza a arte contemporânea italiana, apoiando a produção de obras di artistas emergentes ou já afirmados, expostas nos Institutos Italianos de Cultura, nas Embaixadas e nos Consulados.

Uma grande exposição de arte com uma seção especial dedicada aos 700 anos da morte de Dante Alighieri, poeta e visionário, que através da poesia conseguiu revolucionar a língua e a arte de seu tempo.

Link do evento:
Cantica21 - Italian Contemporary Art Everywhere

Organizado por
MAECI e MiBACT

No meio do caminho da multimídia: Inferno 5


Entre as iniciativas de Dante 700 no mundo ligadas às novas tecnologias, a instalação multimídia Inferno 5 é um aplicativo para smartphone e tablete disponível em cinco línguas, que permite ao espetador uma experiência imersiva em um dos mais conhecidos textos de Dante: o Canto V do Inferno. Uma forma nova de reler o texto, descobrir as personagens que inspiraram Dante e a influência que o conto de Paolo e Francesca exercia e ainda exerce em todo o mundo.

Link: Tour – Inferno 

Estender a mão e pintar: Dante nas ilustrações

Por ocasião do aniversário dantesco, o Assessorato alla Cultura del Comune di Ravenna – Biblioteca Classense e BCBF – BolognaFiere organizam a exposição “Estender a mão e pintar: Dante nas ilustrações”, cuja idealização e curadoria pertence à Accademia Drossemeier – Cooperativa Stoppani. A exposição será apresentada digitalmente na plataforma BCBF Galleries na 58a edição da Feira, no dia 14/06, para, em seguida, ser montada fisicamente na Biblioteca Classense após o verão e começar um tour que a levará para outras sedes na Itália e no exterior.

O principal evento mundial dedicado à editoria para a infância participa, portanto, das celebrações do Sumo Poeta e o faz através de seu particular ponto de vista: de fato, se as representações visuais das obras de Dante são inúmeras, entre livros, pinturas, filmes e quadrinhos, muitos profissionais contam que se aproximaram da Divina Comédia justamente graças às suas afigurações.

Seguem alguns dos autores das ilustrações exibidas: William Blake, Gustave Dorè, Walter Crane, Carlo Salodini, Roberto Innocenti, Altan, Satoshi Kitamura, Desideria Guicciardini, Beatrice Tinarelli, Luca Novelli, Michael Bardeggia, Giuseppe Palumbo, Marco Somà, Matteo Berton, Marino Neri, Manuela Trimboli, Seymour Chwast, Lorenzo Mattotti, Milton Glaser, Moebius, Tommaso Levente Tani, Marcello [Toninelli], Angelo Bioletto, Giulio Chierchini, Giada Perissinotto – Andrea Cagol, Alessandro Sanna.

Datas e horários
14 de junho

Link do evento
Distendere la mano a colorare: Dante nelle figure (bolognafiere.it)

Organização:
Assessorato alla Cultura del Comune di Ravenna – Biblioteca Classense e BCBF – BolognaFiere

Idealização e curadoria: Accademia Drossemeier – Cooperativa Stoppani

NO MUNDO

Videodante - Índia / Indonésia

Por ocasião das celebrações para os 700 anos da morte do grande poeta, a companhia teatral italiana Instabili Vaganti apresenta o III episódio do seriado web vídeo VIDEODANTE#INDIA, promovido pelo Instituto Italiano de Cultura de New Delhi, uma colaboração a distância entre os artistas italianos e indianos para reinterpretar a Divina Comédia através um viés performático contemporâneo.

A companhia inaugura a nova colaboração com o Instituto Italiano de Cultura de Jakarta, apresentando por ocasião do Dantedì o trailer do novo seriado web dantesco, Itália-Indonésia, que envolve performers tradicionais balineses, músicos e bailarinos.

Datas:

24 de março
VIDEODANTE #INDIA
III EPISÓDIO - WOUDED SOUL
ON-LINE NAS REDES SOCIAIS DO IIC DE NEW DELHI

25 de março
VIDEODANTE #INDONESIA
TRAILER
ON-LINE NAS REDES SOCIAIS DO IIC DE JAKARTA

Links do evento:

Presentazione – Instabili Vaganti – Compagnia Teatrale
https://iicnewdelhi.esteri.it/iic_newdelhi/it/
https://iicjakarta.esteri.it/iic_jakarta/it/

Organizado por
Instabili Vaganti, IIC de New Delhi, IIC de Jakarta

COMPARTILHE!

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp