EVENTOS NA ITÁLIA

Alessandro Barbero e Alberto Casadei em diálogo com Paolo Rambelli

No dia 22 de maio às 15:00 (horário de Brasília) a Associazione Dantisti Italiani (ADI) organiza na cidade de Forlì um diálogo entre o historiador Alessandro Barbero e o acadêmico Alberto Casadei, intermediado pelo professor Paolo Rambelli. O evento, que será transmitido ao vivo no canal Vimeo do portal Italiana, visa apresentar uma nova interpretação da Divina Comédia, com base na biografia de Dante.

Datas e horários
22/05 às 15:00

Link do evento:  https://vimeo.com/italianaesteri
Organizado por
Associazione Dantisti Italiani

XI Festival Dantesco - Concurso de vídeo

De 8 a 18 de abril de 2021 acontecerá o XI Festival Dantesco, pela primeira vez em nível internacional. 

Além de encontros, entrevistas, curiosidades e eventos sociais, haverá o Concurso de vídeo para jovens intérpretes da Comédia, com curtas-metragens que poderão repassar vários Cantos, do Inferno, do Purgatório e do Paraíso, para depois serem apresentados ao público das redes durante a manifestação, em streaming, no canal YouTube do Festival.  

Para participar é suficiente:

- ter até 20 anos;

- realizar uma obra áudio-vídeo de no mínimo 2 e no máximo 4 minutos; 

- utilizar para a recitação somente versos da Comédia.

Para todos os detalhes, é possível consultar o Regulamento no site do Festival Dantesco. A manifestação é patrocinada e financiada pelo Comitê Nacional Dante 2021 do MIBACT e, desde seu nascimento em 2010, pela Società Dante Alighieri.

Link do evento: www.festivaldantesco.it

Organizado por: Associação cultural Xenia

Exposição “Dante e seu tempo nas bibliotecas florentinas”

De 23 de setembro de 2021 a 15 de janeiro de 2022

LOCAL: Museo Nazionale del Bargello (Via del Proconsolo, 4, 50122 Firenze )

CURADORIA: Biblioteca Riccardiana, em colaboração com a Società Dantesca Italiana

A exposição, promovida e financiada pela Società Dantesca Italiana, será exibida nas três principais históricas bibliotecas públicas estaduais da cidade: a Biblioteca Medicea Laurenziana, organizadora do evento, a Biblioteca Nazionale Centrale e a Biblioteca Riccardiana.

O evento, que acontecerá simultaneamente nas três sedes, visa oferecer ao público um percurso original de exposição de manuscritos e antigas edições das obras dantescas, parte do patrimônio das três bibliotecas.

Link do evento: https://www.700dantefirenze.it/eventi/dante-e-il-suo-tempo-nelle-biblioteche-fiorentine-2/

Exposição “Dante. A visão da arte”

LOCAL: Musei San Domenico

ENDEREÇO: Piazza Guido da Montefeltro 12 – Forlì

CURADORIA: Antonio Paolucci, Fernando Mazzocca

No âmbito das celebrações dos setecentos anos da morte de Dante Alighieri, promovidas pelo Ministério dos Bens e das Atividades Culturais para o ano 2021, as Gallerie degli Uffizi e a Fondazione Cassa dei Risparmi de Forlì realizarão a grande exposição “Dante. La visione dell’arte”, que acontecerá nos Musei San Domenico de Forlì de 1 de abril a 11 de julho de 2021. A escolha da cidade como cenário da exposição é parte de uma estratégia de valorização de um lugar e de um território onde Dante encontrou refúgio, no outono de 1302, ficando por mais de um ano na casa da família gibelina Ordelaffi.
A exposição conta com o retrato de Dante e aquele de Farinata degli Uberti por Andrea del Castagno, provenientes de Florença, geralmente exibidos na Igreja de São Pier Scheraggio, não acessível ao público. Haverá também um outro retrato do Poeta, pintado por Cristofano dell’Altissimo a pedido de Cosimo I de’ Medici e, ainda, a “Expulsão do Paraíso terrestre” por Pontormo e um sublime desenho de Michelangelo sobre um danado do Inferno da Divina Comédia, além da escolha de alguns valiosos desenhos de Federico Zuccari para a edição do século XV ilustrada do texto.

De 1 de abril 2021 a 11 de julho 2021

Organizado por Gallerie degli Uffizi e Fondazione Cassa dei Risparmi di Forlì

Exposição “Dante. O Poeta Eterno”

LOCAL: Complesso Monumentale di Santa Croce, Firenze

CURADORIA: Felice Limosani

Um projeto para as celebrações dos 700 anos da morte de Dante Alighieri, promovido por FEC – Fondo Edifici di Culto del Ministero dell’Interno, Prefeitura de Florença, Opera di Santa Croce e Felice Limosani Studio s.r.l. Società Benefit.

O Complesso Monumentale di Santa Croce receberá a exposição “Dante. O Poeta Eterno” de Felice Limosani, criado a partir das icônicas gravuras do ilustrador Gustavo Doré. Não se trata de um evento multimídia baseado em projeções em alta resolução, mas de um projeto que explora um novo paradigma, capaz de conectar cientificamente a experiência do museu com realidades aparentemente diferentes, como aquele da didática digital e a do benefício social.

14 de setembro de 2021 – 10 de janeiro de 2022

Organizado por FEC – Fondo Edifici di Culto del Ministero dell’Interno, Prefeitura de Firenze, Opera di Santa Croce e Felice Limosani Studio s.r.l. Società Benefit

 

Audiolivro “Tanto gentile... La lirica di Dante e di altri poeti del Duecento”

Por ocasião do Dantedì, a festa em homenagem ao poeta do dia 25 de março, ICoN realizou um novo recurso digital para contribuir na difusão da língua e da literatura italiana na rede.

Trata-se de um audiolivro sobre o Dante da “Vita Nova”, sob a curadoria de Alberto Casadei, professor titular de Literatura italiana na Universidade de Pisa e Presidente do Consorcio ICoN: Tanto gentile... La lirica di Dante e di altri poeti del Duecento (Guido Guinizelli, Guido Cavalcanti, Cino da Pistoia)

O audiolivro, um conto de aproximadamente 40 minutos, dividido em 7 partes, pode ser utilizado para fins didáticos pelos professores de língua e literatura italiana. Pode ser baixado ou escutado gratuitamente no site de ICoN e foi realizado com a colaboração da Fondazione Cassa di Risparmio di Pistoia e Pescia. A voz que lê o ensaio é de Alberto Casadei, enquanto os trechos líricos são interpretados pela escritora e atriz Eleonora Mazzoni e pelo ator Ugo Pagliai.

Exposição “Honroso e antigo cidadão de Florença”

LOCAL: Museo Nazionale del Bargello (Via del Proconsolo, 4, 50122 Firenze )

CURADORIA: Luca Azzetta, Sonia Chiodo e Teresa De Robertis

De 23 de março a 25 de julho de 2021, por ocasião de sétimo centenário da morte de Dante Alighieri, acontecerá a exposição “Honroso e antigo cidadão de Florença”: a relação entre Dante e sua cidade nos anos sucessivos à morte do grande poeta é reconstruída através de manuscritos e obras de arte do mundo inteiro, fruto do trabalho de copistas, iluminadores, comentaristas, leitores nem sempre conhecidos e que contribuíram à reavaliação da figura de Dante em sua época.

De 23 de março a 25 de julho de 2021

http://www.bargellomusei.beniculturali.it/mostre/11/onorevole-e-antico-cittadino-di-firenze/

A exposição nasce no âmbito de uma colaboração institucional entre os Musei del Bargello e os Departamentos de Letras e Filosofia (DILEF) e de História, Arqueologia, Geografia, Arte e Espetáculo (SAGAS) da Universidade de Florença, com o patrocínio do Comitê Nacional Celebrações 700° aniversário da morte de Dante Alighieri e do Comitê “700 Dante” coordenado pela Prefeitura de Florença.

Exposição “A admirável visão. Dante e a Comédia no imaginário simbolista”

LOCAL: Museo Nazionale del Bargello (Via del Proconsolo, 4, 50122 Firenze )

CURADORIA: Carlo Sisi

A exposição conta com a curadoria de Carlo Sisi e a contribuição de históricos da arte e da literatura dos séculos XIX e XX, os quais colaborarão através de um Comitê Científico composto por Emanuele Bardazzi, Ilaria Ciseri, Flavio Fergonzi, e Laura Melosi. A exposição, dedicada à percepção da figura de Dante e da Divina Comédia no contexto literário dos séculos XIX e XX, visa apresentar uma seleção de obras que apresentem o extraordinário catálogo de imagens – sublimes, místicas e oníricas – que o poema dantesco oferecia ao mundo da arte.

De 23 de setembro de 2021 a 9 de janeiro de 2022

https://www.700dantefirenze.it/eventi/la-mirabile-visione-dante-e-la-commedia-nellimmaginario-simbolista/

 

Exposição “As Artes na época do exílio”

LOCAL: San Romualdo, Ravena

CURADORIA: Massimo Medica

De 24 de abril a 4 de julho de 2021, na igreja de San Romualdo em Ravena, será possível admirar a preciosa exposição “As Artes na época do exílio”, segundo grande evento do ciclo “Dante. Os olhos e a mente”, com curadoria de Massimo Medica.

Quantativamente centrada, essencial, precisa: a escolha do curador foi aquela de reunir somente testemunhos de absoluta exceção, bem aderentes ao tema, realmente emblemáticos das etapas do exilio dantesco. O público poderá admirar obras que o Poeta viu ao longo de sua peregrinação na Itália e que influenciaram sua Comédia. O percurso da exposição começa com a poderosa escultura em bronze dourado do papa Bonifácio VIII, que condenou o poeta ao exílio. O ambiente de origem e formação do Poeta, Florença, é documentado através de obras de Cimabue e Giotto, que remontam ao período de permanência de Dante na cidade. Dante percorre o longo caminho do exílio que o levou a várias cidades, tais como Roma, Arezzo, Verona, Pádua, Bolonha, Lucca, Pisa e Ravena.

Os anos do exílio corresponderam a um período de profundas mutações e novidades na arte e a exposição os documenta através de pinturas, esculturas, manuscritos, joias.

De 24 de abril a 4 de julho de 2021

http://www.mar.ra.it/ita/Mostra/Le-arti-al-tempo-dell%27esilio

Comune di Ravenna – Assessorato alla Cultura
MAR Museo d’Arte della città di Ravenna

Musei degli Uffizi

Espetáculo “Giovanni Alighieri, del fu Dante”

A partir do dia 4 de março de 2021, será possível visualizar no portal “Italiana” o vídeo do espetáculo “Giovanni Alighieri, del fu Dante”, criado por Paolo Pasquini e produzido pela associação cultural Xenia em dezembro de 2020.

A história é contada através do olhar de um estudioso apaixonado por Dante, que alterna momentos de pesquisa em um arquivo repleto de papéis, documentos e caos, com pausas de reflexão e de releitura da Comédia, dentro de uma sugestiva biblioteca histórica. Um espaço oposto àquele do arquivo: uma arquitetura perfeita, no coração de Roma, com centenas de preciosos volumes antigos.
Em um diálogo imaginário, o estudioso se dirige a Giovanni Alighieri, filho primogênito de Dante, que provavelmente morreu prematuramente. De fato, após 1314 não se encontram mais notícias dele. Seu nome não aparece nem nos testamentos.

O estudioso conversa com Giovanni, com comiseração, movido pela empatia por um “menor”, um “submerso”. Quase como se quisesse resgatar a vida não ilustre de um homem (um moço?) que, como filho de um dos máximos escritores de todos os tempos, talvez tenha apenas vislumbrado a Glória. Mas Giovanni acabou na sombra, esquecido em um canto da história.

Portale italiana
Associação cultural Xenia

O divino audiolivro "Dalla selva oscura al Paradiso"

Realizado em 33 línguas por iniciativa da Direção Geral para a Promoção do Sistema País da Farnesina, com a colaboração de 32 Institutos Italianos de Cultura e em parceria com a Prefeitura de Ravenna, a Società Dantesca Italiana e a Associazione degli Italisnisti, o audiolivro “Dalla selva oscura al Paradiso” propõe uma seleção de cantos dos três livros que compõem a obra, com a curadoria dos renomados dantistas Alberto Casadei (Universidade de Pisa) e Sebastiana Nobili (Universida de Bolonha-Ravenna) e a dramaturgia de Marco Martinelli e Ermanna Montanari (Teatro delle Albe). Um código QR permite acessar gratuitamente todas as versões do poema, disponíveis nas plataformas Spreaker, Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts.

Link: Divina Commedia, un percorso in trentatré lingue

Organizado por MAECI

Em colaboração com
32 Institutos Italianos de Cultura e em parceria com a Prefeitura de Ravenna, a Società Dantesca Italiana e a Associazione degli Italisnisti

Exposição “Dante hipermoderno. Ilustrações dantescas no mundo, 1983-2021”

A exposição propõe um percurso representativo das fases mais recentes da grande história das ilustrações de obras dantescas em época contemporânea. As nove serigrafias de Tom Phillips unem o imediatismo pop a uma refinada busca evocativa, às vezes até informal. As pinturas de Monika Beisner, primeira artista mulher a ilustrar a Comédia, evidenciam uma atenção ao detalhe baseada em uma tradição figurativa que remonta a Botticelli. Mimmo Paladino utiliza o desenho para sondar as raízes arcaicas da Comédia. Paolo Barbieri concilia a tradição com a inovação: o espectador poderá observar os esboços originais em preto mudar-se nas estampas finais, bem coloridas, de estilo fantasy. Emiliano Ponzi se entrega ao digital, definindo ambientações surreais, às vezes assustadoras.

Link do evento: Mostra "Dante ipermoderno" - Italiana - Lingua, cultura, creatività nel mondo (esteri.it)

Idealização: Società Dantesca e Gruppo Dante dell’Associazione degli Italianisti (ADI)

Curadoria: Giorgio Bacci, em colaboração com Marcello Ciccuto e Alberto Casadei

Realização: Art Media Studio di Firenze

Apoio: MAECI

Cantica21

Cantica21 è uma iniciativa lançada pelo MAECI e pelo MiBACT que promove e valoriza a arte contemporânea italiana, apoiando a produção de obras di artistas emergentes ou já afirmados, expostas nos Institutos Italianos de Cultura, nas Embaixadas e nos Consulados.

Uma grande exposição de arte com uma seção especial dedicada aos 700 anos da morte de Dante Alighieri, poeta e visionário, que através da poesia conseguiu revolucionar a língua e a arte de seu tempo.

Link do evento:
Cantica21 - Italian Contemporary Art Everywhere

Organizado por
MAECI e MiBACT

No meio do caminho da multimídia: Inferno 5


Entre as iniciativas de Dante 700 no mundo ligadas às novas tecnologias, a instalação multimídia Inferno 5 é um aplicativo para smartphone e tablete disponível em cinco línguas, que permite ao espetador uma experiência imersiva em um dos mais conhecidos textos de Dante: o Canto V do Inferno. Uma forma nova de reler o texto, descobrir as personagens que inspiraram Dante e a influência que o conto de Paolo e Francesca exercia e ainda exerce em todo o mundo.

Link: Tour – Inferno 

Estender a mão e pintar: Dante nas ilustrações

Por ocasião do aniversário dantesco, o Assessorato alla Cultura del Comune di Ravenna – Biblioteca Classense e BCBF – BolognaFiere organizam a exposição “Estender a mão e pintar: Dante nas ilustrações”, cuja idealização e curadoria pertence à Accademia Drossemeier – Cooperativa Stoppani. A exposição será apresentada digitalmente na plataforma BCBF Galleries na 58a edição da Feira, no dia 14/06, para, em seguida, ser montada fisicamente na Biblioteca Classense após o verão e começar um tour que a levará para outras sedes na Itália e no exterior.

O principal evento mundial dedicado à editoria para a infância participa, portanto, das celebrações do Sumo Poeta e o faz através de seu particular ponto de vista: de fato, se as representações visuais das obras de Dante são inúmeras, entre livros, pinturas, filmes e quadrinhos, muitos profissionais contam que se aproximaram da Divina Comédia justamente graças às suas afigurações.

Seguem alguns dos autores das ilustrações exibidas: William Blake, Gustave Dorè, Walter Crane, Carlo Salodini, Roberto Innocenti, Altan, Satoshi Kitamura, Desideria Guicciardini, Beatrice Tinarelli, Luca Novelli, Michael Bardeggia, Giuseppe Palumbo, Marco Somà, Matteo Berton, Marino Neri, Manuela Trimboli, Seymour Chwast, Lorenzo Mattotti, Milton Glaser, Moebius, Tommaso Levente Tani, Marcello [Toninelli], Angelo Bioletto, Giulio Chierchini, Giada Perissinotto – Andrea Cagol, Alessandro Sanna.

Datas e horários
14 de junho

Link do evento
Distendere la mano a colorare: Dante nelle figure (bolognafiere.it)

Organização:
Assessorato alla Cultura del Comune di Ravenna – Biblioteca Classense e BCBF – BolognaFiere

Idealização e curadoria: Accademia Drossemeier – Cooperativa Stoppani