Os alunos mais novos, (do 1.º ao 5.º ano), que aprendem italiano como disciplina curricular e também nos cursos livres de língua e cultura italiana ECCE 1, ilustraram em seus desenhos o texto da canção "Una Commedia Divina", do 58º Festival Zecchino d'Oro, além de memorizá-la e cantá-la.
Assista https://youtu.be/OZpV38lWtxU
Organizado por
Colégio Dante Alighieri – Professores e coordenação didática ECCE 1
Em colaboração com
Setor Audiovisual – Colégio Dante Alighieri
O evento consiste na produção de um vídeo em que os alunos das escolas "Eugenio Montale" e “Dante Alighieri " recitam os tercetos da Divina Comédia na cidade de São Paulo. O vídeo será divulgado em escolas e nas redes sociais.
A musicalidade de um único terceto dantesco torna-se patrimônio imaterial, guardado na memória de cada um. A voz gravada enfatiza a individualidade de cada interpretação, reforçando tanto o conceito de identidade quanto o valor das palavras. O produto final do vídeo nos leva a refletir sobre o permanente poder de um terceto dantesco no aqui e agora.
Assista
https://www.youtube.com/watch?v=OI3UMTVKMIc&feature=youtu.be
Organizado por Consulado Geral da Itália em São Paulo, Escolas ”Eugenio Montale” e “Colégio Dante”- São Paulo.
O vídeo é o produto final do projeto “Uma comédia divina”, realizado com os alunos do curso extracurricular de Língua e Cultura italiana (Ecce 1, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental 1) por ocasião da Semana a da Língua e a partir da homônima canção do 58º Festival do Zecchino d’Oro.
Sabemos que a utilização de uma canção como material autêntico facilita a aprendizagem linguística e intercultural, devido à motivação e ao envolvimento dos estudantes. É assim que “Uma comédia divina” permitiu trabalhar de maneira divertida temas importantes ligados a Dante e à Divina Comédia e, ao mesmo tempo, aprofundar as 4 habilidades linguísticas de compreensão e produção oral e escrita em italiano. Como os professores explicam no vídeo, as crianças escutaram, cantaram, interpretaram o texto e realizaram desenhos com base nele.
Link do evento https://youtu.be/9m91KAD2Gtg
Organizado por
Depto. ECCE 1 (Curso extracurricular de Língua e Cultura italiana para estudantes do Fundamental 1) – Colégio Dante Alighieri
Nas aulas de Italiano e de História da Tecnologia, os alunos foram motivados a criar jogos sobre o Inferno de Dante a partir de diferentes recursos. Os grupos que escolheram utilizar o videogame Minecraft criaram jogos como Escape Room, em que os jogadores devem resolver desafios, quiz ou encontrar sugestões na sala para escapar.
O jogo em 3D foi criado utilizando o Minecraft, que desafia os jogadores em modalidade “sobrevivência” a percorrer os noves círculos da história.
O jogo, iniciado em 2020, foi terminado este ano pelos estudantes João Vitor Santos Filippi e Lorenzo Dagios Tomezzoli, atualmente no 8º ano do Ensino Fundamental 2.
Link do evento https://youtu.be/VMbQKzKxpjU
Organizado por
Depto ECCE bicurricolare (coord. Angela Angoretto), profa Tania Cristina Pereira Luciano (Storia della Tecnologia), profa Eugenia Vezzelli (Italiano), Colégio Dante Alighieri
Em colaboração com Depto. Tecnologia, Colégio Dante Alighieri
Nas aulas de Italiano e de História da Tecnologia, os estudantes produziram um mapa 3D colaborativo, utilizando o videogame Minecraft, que conta a viagem de Dante através do Inferno.
Amado por todos, o Minecraft é um jogo que oferece amplo espaço à criatividade e à imaginação dos estudantes. Utilizamos a Minecraft Education Edition para explorar e criar um cenário digital.
A classe foi dividida em quatro grupos e cada um recebeu dois ou três círculos do percurso de Dante no Inferno.
Os estudantes utilizaram o livro de literatura para estudar o contexto de cada círculo e representaram de modo criativo os elementos com os recursos disponíveis no próprio jogo (blocos de tipo e cores diferentes, fontes, etc.)
Link do evento https://youtu.be/ShvnS6jZFAM
Organizado por
Depto ECCE bicurricolare (coord. Angela Angoretto), Profa Tania Cristina Pereira Luciano (História da Tecnologia), Profa Francesca Mistro (Italiano), Colégio Dante Alighieri
Em colaboração com Depto. de Tecnologia
Vídeo: os alunos do IV ano do Ensino Fundamental da Escola italiana “Eugenio Montale” apresentam “Una commedia divina”, canção do 58º Festival do Zecchino d’Oro (2015).
Link do evento https://www.youtube.com/watch?v=n08rK7Gg6OA
Organizado por
Scuola italiana Eugenio Montale
Em colaboração com
Maria Donatella D’Amico - Elaine Giacomelli
Vídeo: os alunos do V ano do Ensino Fundamental da Escola italiana “Eugenio Montale” nos levam no Inferno dantesco com desenhos e contos.
Link do evento
https://www.youtube.com/watch?v=CzyPd0yWDzo
Organizado por
Scuola italiana Eugenio Montale
Em colaboração com
Maria Donatella D’Amico - Alessandra Maiello
Gianni Schicchi é uma ópera cômica em 1 ato, de Giacomo Puccini, com libreto de Giovacchino Forzano, baseado no Canto XXX do Inferno, da Divina Comédia de Dante Alighieri. Na história, Buoso Donati morre e deixa em testamento toda sua fortuna para igreja. A família, cobiçando a herança, chama Gianni Schicchi para se passar pelo morto e alterar o testamento. Todos estão cientes de que a pena para esse tipo de crime é o exílio de Florença e o corte da mão direita. Imitando o falecido, Schicchi dá um golpe em toda a família e deixa os bens mais preciosos para si mesmo.
Gianni Schicchi, barítono: Tomás David
Lauretta, sua filha, soprano: Raquel Paulin
Familia de Buoso Donati:
Zita, la vecchia, prima, mezzo soprano: Andreia Souza
Rinuccio, sobrinho de Zita, tenor: Daniel Umbelino
Gherardo, sobrinho de Buoso, tenor: Marcello Mesquita
Nella, sua mulher, soprano: Cristiane Mesquita
Guerardino, filho de ambos e Guccio, pintor, baixo: Larissa Rosa
Betto Di Signa, cunhado de Buoso, barítono: Albert Andrade
Simone, primo de Buoso, baixo: Andrey Mira
Marco, seu filho, barítono: Marcos Ouros
La Ciesca, mulher de Marco, mezzo soprano: Larissa Guimarães
Ser Amancio Di Nicolao, tabelião e Maestro Spinelloccio, médico: Marcos Fernandes
Pinellino, sapateiro, baixo: Gustavo Lassen
Paulo Esper: Dante Alighieri
Direção musical e pianista: Mto Edson Piza
Direção de Cena: Gustavo Lassen
Direção Geral e artística: Paulo Abrão Esper
Produção: Cia Ópera São Paulo
Realização: Consulado Geral da Itália em São Paulo e Istituto Italiano di Cultura San Paolo
Duração: 60 minutos
Ingressos: gratuitos nos locais uma hora antes das apresentações
Programa
OUTUBRO
NOVEMBRO
Informações
Data: DA Dom. 19 Set. 2021 a Dom. 7 Nov. 2021
Organização: Cia da Ópera, Consulado Geral da Itália em São Paulo e IICSP
Exposição "DanteVale", dedicada a Dante e à Divina Comédia, na sátira dos Mestres do Carnaval de Viareggio, através de 17 esboços originais que retratam as construções alegóricas do Carnaval de Viareggio inspiradas no Poeta Supremo.
Homenagem do Carnaval de Viareggio ao Poeta Supremo pelo 770º aniversário de sua morte. O Carnaval de Viareggio, em sua longa história de 148 anos, tem usado repetidamente as metáforas do Poeta Supremo para representar ou reforçar a mensagem da "carruagem", ou retratou o próprio poeta florentino em papel machê. São obras do Carnaval de Viareggio que datam de 1926 e que até hoje citam Dante e sua "Comédia" para representar, com as mais variadas alegorias, ardentes temas políticos e sociais. Um paralelismo entre as alegorias da poética de Dante e as dos mestres artistas da história do Carnaval contadas na exposição "DanteVale" nos espaços expositivos do Palácio Tiradentes. Prédio histórico construído em 1640 que preserva grande parte da memória política do Brasil desde a época da colônia brasileira. A exposição permite descobrir os esboços originais que permitem contar a modernidade da obra de Dante a que os artistas do Carnaval de Viareggio, hoje passados 700 anos da sua morte, continuam a referir para representar a nossa atualidade.
Local: Palácio Tiradentes - Sede storica dell’Assemblea Legislativa dello Stato di Rio de Janeiro.
Datas e horários:
Inauguração no dia 14 de Outubro de 2021.
Entrada gratuita
Abertura ao público no dia 15 de Outubro 2021 até 15 de Janeiro 2021.
De segunda a sexta das 10h às 19h
Sábados das 10h às 17h
Link do evento: www.dantevale.com.br
Organizado por Consulado Geral da Itália Rio de Janeiro, ALERJ, Carnevale di Viareggio
Em colaboração com IICRIO, SECEC-RJ, Comunità Italiana
Ao longo da Semana da Língua Italiana no Mundo, na sede do Consulado Geral da Itália em São Paulo serão realizadas leituras de extratos da Divina Comédia.
O objetivo principal é dar visibilidade à obra do Sumo Poeta no ano em que comemoramos 700 anos de sua morte.
As leituras, que serão realizadas por jornalistas e personagens renomados do panorama cultural brasileiro, em colaboração com os funcionários do Consulado Geral, permitirão ao público de percorrer o caminho criativo do Inferno ao Paraíso e mergulhar na obra-prima dantesca.
Datas e horários
De 17 a 24 de outubro no Consulado Geral da Itália de São Paulo
Inscrição
Gratuito – aberto ao público presente na sede para usufruir dos serviços consulares.
O evento é composto por dois encontros realizados em homenagem a Dante Alighieri, no sétimo centenário de sua morte (1321-2021).
Universalmente conhecido a partir de sua obra Divina Comédia, Dante Alighieri também é autor de importantes tratados e obras em língua latina, como a Vita Nuova, De Vulgari Eloquentia, Convivio, Epistole e De Monarchia. Segundo os principais estudiosos e acadêmicos, suas obras poéticas e filosóficas são fundamentais para a formação da língua e do pensamento poético italiano. Além disso, outro aspecto também é levantado quando se trata do poeta: a de ser referência da italianidade, isto é, da cultura, da língua e da literatura italianas na Itália e no mundo.
No Brasil, terra de tantos emigrantes, Dante foi e continua sendo objeto de paixão e carinho, atenção e estudo, no seio das comunidades dos oriundi e por parte dos estudiosos e da academia.
O intuito desses dois encontros é oferecer um panorama sobre a dantística no Brasil, tanto com relação à pesquisa e à recepção de sua obra, quanto ao concernente à tradução e aos debates por ela gerados.
Organização e apresentação da profa. Maria Cecilia Casini
Docente de Literatura Italiana/Área de Língua e Literatura Italianas da Universidade de São Paulo (USP) e do Programa de Pós-Graduação em Italiano da USP. Líder do grupo de pesquisa “A tradição literária italiana” (CNPq).
Dia 18/10
Horas 14:30-15:30
Apresentação
Palestra do Prof. Fulvio Conti (Università degli Studi di Firenze-UniFi): "Il sommo poeta: Dante e l'identità della nazione"
Horas 15:30-17:00
Mesa redonda sobre a tradução da Divina Comédia e a Vita Nova, de Dante Alighieri, com os professores Cecilia Casini e Eduardo Aubert (“A tradição literária italiana” – CNPq)
Dia 19/10
Horas 14:30-15:30
Palestra do Prof. Eduardo Aubert (USP-LATHIMM): “A procissão do Paradiso Terrestre e a emulação de Virgílio"
Mesa redonda sobre a tradução do De Vulgari Eloquentia, Espistole, De Monarchia, com os pesquisadores e pós-graduandos Gustavo Borghi, Cosimo Bartolini, Fernanda Mendes (“A tradição literária italiana” – CNPq)
Organização: Instituto Italiano de Cultura de São Paulo
Em colaboração com: Instituto Italiano de Cultura de Rio de Janeiro
Onde: YouTube IICSP e IICRIO
No âmbito da XXI Semana da língua Italiana no mundo, a Accademia Italiana Pellegrini de Campinas falará sobre aspectos incomuns do Sumo Poeta: da Cabala até os Templários, Dante no Cinema, no Teatro, na música mística, Dante além dos confins italianos ou encenado nas oliveiras da região do Salento.
Datas e horários
18/10
DANTE E A CABALA
A estudiosa de Cabala e presidente da associação sociocultural de Ciências Holísticas HORAH de Lecce, Grazia Piscopo, falará sobre o perfil esotérico de Dante: Dante estudioso de Cabala. Grazia Piscopo destacará os aspectos incomuns e os referimentos cabalísticos presentes na Divina Comédia, a ópera mais conhecida ao mundo do Sumo Poeta.
Link do vídeo: https://youtu.be/yiQWtwN7FFg
DANTE NA MÚSICA MÍSTICA
É possível transformar a poesia dantesca em melodia? Através de códigos alfanuméricos cabalísticos, Grazia Piscopo, autora do livro “As notas da Cabala” (Quaderni del Bardo Edizioni), conseguiu extrapolar notas musicais a partir das letras do famoso verso do canto V do Inferno "Amor, ch'a nullo amato amar perdona”. O trecho musical foi arranjado e executado pela Maestra e diretora de orquestra Anna Ciaccia.
Link do vídeo:
https://youtu.be/VhoC0aGYJfk
19/10
DANTE E OS TEMPLÁRIOS
Stefano Donno, editor de “I Quaderni del Bardo Edizioni” nos falará sobre um aspecto pouco conhecido do Sumo Poeta: Dante e a ordem mística dos Templários.
Link do vídeo:
https://youtu.be/mifNIgeyW5s
20/10
DANTE E O CANTO XXIII DO INFERNO
Atores e bailarinos da companhia teatral do Salento Scena Muta interpretam o canto XXIII do Inferno, o canto dos hipócritas: almas danadas que andam devagar embaixo de túnicas douradas que parecem leves, mas são embutidas de chumbo.
A interpretação artística foi encenada nas oliveiras da Região do Salento.
Link do vídeo:
https://youtu.be/TFZPHSkpOfA
21/10
DANTE, ENTRE TEATRO E CINEMA
O escritor e poeta siciliano Alessio Arena fala sobre as relações entre Dante e as discilpinas do espetáculo, em particular o teatro e o cinema. Após uma análise baseada na Divina Comédia, Alessio Arena explora os elementos propriamente teatrais já presentes no texto literário e as possibilidades de adaptação em âmbito teatral e cinematográfico, apresentando exemplos de atores, diretores e autores que encararam o desafio ao longo do século XX.
Link do vídeo:
https://youtu.be/ynIt5HhiuvI
22/10
DANTE ALÉM DOS CONFINS - PROJETO “DANTE, TERZINE FROM THE WORLD”
A professora e escritora Laura Garavaglia da Casa da Poesia de Como nos falará sobre seu projeto “Dante, terzine from the world”, iniciativa que envolve mais de vinte poetas no mundo inteiro que declamam os versos da Divina Comédia na própria língua materna e deixam comentários, anedotas e reflexões sobre a poesia do Sumo Poeta. Dante é lido em coreano, japonês, inglês, turco, ucraniano, estoniano, português, mas, como destacado pela Profa. Garavaglia, sua poasia e musicalidade permanece intacta.
Link do vídeo:
https://youtu.be/2mcEpRH2jVA
Evento on line gratuito no canal youtube dell’Accademia Italiana Pellegrini
Link do evento
https://youtube.com/playlist?list=PLCqctynWviaHp2Y8BIzsWJzkPAF5Yr-c5
Organizado por ACCADEMIA ITALIANA PELLEGRINI, escola de língua e cultura italiana de Campinas, São Paulo, Brasil.
Em colaboração com
Por ocasião da Semana da Língua Italiana no Mundo, a Accademia della Crusca realizou um volume dedicado a Dante em colaboração com o Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália.
No livro, as pesquisas de estudiosos renomados e afirmados se entrelaçam às análises de pesquisadores jovens e entusiastas, cujos pontos de vista sobre a figura e a língua de Dante são diferentes e variados.
Temas tradicionalmente ligados aos diferentes aspectos da ação e da imagem de Dante traçam os perímetros fundamentais de suas ideias linguísticas, de sua operosidade, de sua presença na tradição e na história, não somente literária, mas também figurativa e dialetal. A essas temáticas se unem assuntos novos e menos óbvios, que tocam muitas das formas de comunicação destinadas ao grande público (da ópera lírica às canções, do Dante dos quadrinhos para jovens ao Dante dos quebra-cabeças...).
A variedade dos argumentos se deve à disponibilidade de materiais inéditos e estudados pela primeira vez, que esperamos serão apreciados por um público italiano e internacional, até para finalidades didáticas.
Autor
Giovanna Frosini è professora de Linguística italiana na Università per Stranieri di Siena. Com Luca Serianni e Luigi Marr coordena os “Estudos linguísticos italianos”. Dedicou muitos estudos e palestras à obra de Dante, nos aspectos tanto linguísticos quanto filológicos.
Giuseppe Polimeni è professor de Linguística italiana na Università degli Studi di Milano. Faz parte do grupo de pesquisa “Coordenadas dantescas”.
Informações
O livro estará disponível gratuitamente de 18 a 24 de outubro no link a seguir: Dante, l’italiano | Giovanna Frosini, Giuseppe Polimeni (a cura di) - goWare (goware-apps.com)
Paulo Abrão Esper (Companhia de Ópera de São Paulo) expõe reflexões, backstage e trechos musicais da ópera Gianni Schicchi, de Giacomo Puccini, baseada no Canto XXX do Inferno de A Divina Comédia, de Dante Alighieri.
Datas e horários: Dia 19 de outubro de 2021, às 19 horas
Link do evento: https://www.facebook.com/comitessaopaulo/live
Organizado por Comissão de Cultura do Comites SP
Em colaboração com IICSP e Consulado Geral da Itália de São Paulo.
Vídeos curtos produzidos por alunos provenientes de vários cursos da UNICAMP, matriculados das disciplinas de língua italiana, de níveis principiante e intermediário, ministradas no Centro de Ensino de Línguas (CEL). Os conteúdos tratados nos vídeos refletem a multiplicidade de interesses de seus autores, estimulados pelo contato com a obra de Dante.
Datas e horários
Vídeos disponíveis a partir do dia 19 de outubro
Link do evento https://www.youtube.com/channel/UC9pmBdv0Jkl7oyz37h-5BHA
Organizado por
Regina Célia da Silva e Dajana Morelli (UNICAMP)
Em colaboração com
Ana Carolina Bofo (UNICAMP)
Por ocasião da 21ª Semana da Língua Italiana no Mundo, a Câmara dos Deputados do Brasil e a Embaixada da Itália inaugurarão no dia 19 de outubro de 2021 a exposição "Dante 700 anos: os olhos de Beatriz", no 700° aniversário da morte do Sumo Poeta, pai da língua e pilar da identidade cultural italiana.
O objetivo da exposição, com curadoria do Presidente da Academia Brasileira de Letras, Prof. Marco Lucchesi, é recuperar a beleza profunda da obra de Dante, sem perder sua atualidade, colocando-a nos prestigiados espaços expositivos do Salão Negro, compartilhados no Congresso pelo Senado e pela Câmara.
O evento, fruto da iniciativa e do interesse do Deputado Federal Enrico Misasi, e do apoio concreto, além daquele da Embaixada, de grupos empresariais brasileiros e italianos (Colégio Dante Alighieri, Grupo Comolatti, Enel Brasil, Leonardo Brasil, Tim Brasil), oferecerá ao público a oportunidade de aprender mais sobre a figura de Dante e sua obra mais importante e mais conhecida no mundo, a "Divina Comédia", com particular atenção às referências e influências em português da obra de Dante na literatura e cultura brasileira.
O espectador terá a oportunidade de empreender uma viagem, como fez o poeta, através dos três reinos da Divina Comédia - inferno, purgatório e paraíso - entrando no universo cosmológico e simbólico da obra de Dante. Será possível redescobrir o legado de Dante no Brasil, inclusive no Carnaval do Rio, nas propostas teatrais e na política brasileira dos últimos dois séculos.
Por ocasião da inauguração, o Embaixador Francesco Azzarello doará, em nome do Governo italiano, uma preciosa e valiosa reprodução da Divina Comédia à Biblioteca do Congresso. “A exposição pretende ser também uma celebração das relações bilaterais - afirma o Embaixador - significativamente no templo da democracia, o Parlamento, bem como uma homenagem simbólica à enorme contribuição e à forte presença dos italianos no Brasil, à qual foi recentemente acrescentada uma importante comunidade brasileira na Itália”.
Serviço
Organização: Câmara dos Deputados do Brasil e a Embaixada da Itália em Brasília
Data: de 20 de outubro a 17 de dezembro
Local: Salão Negro do Congresso Nacional
Visitação:
Segundas, quintas e sextas: das 9h às 17h, para o público em geral, mediante prévio agendamento pelo telefone (61) 3216-1770
Terças e quartas: das 9h às 17h, para o público interno do Congresso Nacional
Entrada gratuita
Após ter promovido, entre abril e julho de 2021, um seminário internacional e vários encontros Em nome de Dante, a Associação dos Italianistas (Adi) coletou 23 textos de autores e autoras contemporâneos dedicados à Divina Comédia ou a outras obras dantescas. Os autores envolvidos são, em ordem alfabética, Carmine Abate, Edoardo Albinati, Mircea Cărtărescu, Maurizio De Giovanni, Paolo Di Paolo, Paolo Di Stefano, Luca Doninelli, Marcello Fois, Yannick Haenel, Helena Janeczek, Nicola Lagioia, Sibylle Lewitscharoff, Giuseppe Lupo, Melania G. Mazzucco, Maaza Mengiste, Antonio Pennacchi, Alessandro Piperno, Marilynne Robinson, Vanni Santoni, Alessandra Sarchi, Walter Siti, Wole Soyinka, Marija Stepanova.
O volume estará disponível a partir de 21 de setembro de 2021 e será apresentado no dia 20 de outubro de 2021 às 13:00, através da plataforma zoom e em streaming, com a participação de Gino Ruozzi (Presidente da Adi), Alberto Casadei (Coordenador do Grupo Dante da Adi), Alessandra Sarchi, Walter Siti.
Os textos foram escritos especialmente para essa finalidade e apresentados em várias ocasiões públicas, a começar pelo trecho do Prêmio Nobel Soyinka sobre os Infernos atuais. Muitas contribuições tratam de um canto específico ou delineiam a relação com uma personagem dantesca, mas em outros casos são propostas considerações gerais sobre grandes temas, da justiça à misericórdia à graça, em uma comparação entre os textos de Dante e a tradição contemporânea; ou são reevocados aspectos da percepção pessoal ou coletiva da Divina Comédia. Infelizmente, logo depois da correção dos esboços de seu texto, Antonio Pennacchi morreu, deixando uma intensa reflexão sobre a personagem de Ciacco.
Além destas contribuições, outras ainda foram apresentadas por ocasião dos encontros realizados na Itália: os programas completos e os links estão disponíveis no site do Grupo Dante – Adi (www.dantenoi.it). As iniciativas receberam o apoio do Comitê Nacional para a celebração dos 700 anos – Dante2021. O Centro per il libro e la lettura (Cepell) forneceu seu apoio à realização do volume para Rizzoli BUR.
Acompanhe a live nos canais:
Informações
Data: Qua. 20 Out. 2021
Horário: às 13:00
Organização: Associazione degli Italianisti e Rizzoli-BUR
Valentina Cantori discorre sobre a linguagem dantesca na Commedia e também em outros livros bem como sobre a importância para a língua italiana.
Datas e horários: Dia 21 de outubro de 2021, às 19 horas
Link do evento: https://www.facebook.com/comitessaopaulo/live
Organizado por Comissão de Cultura do ComitesSP
Em colaboração com IICSP e Consulado Geral da Itália em São Paulo.
Acompanhando Dante na sua viagem na Itália, no começo do século XIV, redescobrimos ao mesmo tempo um país fascinante e uma literatura maravilhosa. A língua italiana revela todo o fulgor de sua beleza, através de um percurso artístico e cultural, na memória do maior poeta da Idade Média e de nós, italianos da Itália e do Brasil. Depois de 700, saimos juntos de Dante “a riveder le stelle”, no céu de São Paulo.
Datas e horários 22/10/2021, 19:30
Local
Circolo Italiano (Av. Ipiranga, 344 – São Paulo)
Organizado por
Organização e apresentação da profa. Maria Cecilia Casini
Docente de Literatura Italiana/Área de Língua e Literatura Italianas da Universidade de São Paulo (USP) e do Programa de Pós-Graduação em Italiano da USP
Leader do grupo de pesquisa “A tradição literária italiana” (CNPq)
Em colaboração com
Circolo Italiano e Universidade de São Paulo
Projeção ao ar livre do filme de Ugo Giorgetti.
Em seguida, debate com Ugo Giorgetti (Diretor) – Profa Cecilia Casini (USP) – Gabriele Frigerio (ICIB)
Tudo que ele queria era reencontrar as suas raízes, onde quer que elas estivessem.
"O Príncipe é essencialmente a viagem de um homem de volta à sua cidade, que não existe mais, e seus encontros com velhos amigos que, infelizmente, não são mais os mesmos.
Recapturar o passado é, como todos sabemos, um sonho impossível. Os encontros e desencontros de Gustavo pela cidade vão ter o tom do filme, vagamente nostálgico, suavemente sarcástico, algumas vezes melancólico, muitas vezes hilariante, quase uma comédia. E, de fato, como da Comédia de Dante parecem se materializar os personagens urbanos do centro de São Paulo, junto na frente da estátua de Dante nos fundos da Biblioteca Mário de Andrade, pelo corte do olhar, severo e atento, do poeta florentino”.
Datas e horários
Sábado dia 23 de outubro - 19hs00
Local
Instituto Cultural Italo-Brasileiro - Rua Frei Caneca, 1071
Inscrição
É necessária manifestação de interesse na reserva de vaga enviando e-mail para info@icib.org.br até o dia 21/10
Vagas limitadas e uso obrigatório de máscara.
Organizado por
Instituto Cultural Italo-Brasileiro
Em colaboração com
Profa Maria Cecilia Casini (USP)
O XIX Congresso da ABPI (Associação Brasileira de Professores de Italiano) terá como tema "O mundo de Dante e Dante no mundo: a herança linguística, literária e cultural em diálogo com a contemporaneidade" e será realizado em modalidade virtual de 25 a 28 de outubro de 2021.
As atividades previstas serão transmitidas através de uma plataforma que oferecerá um ambiente virtual criado especificamente para o congresso.
O evento se direciona em particular às sócias e aos sócios da ABPI, inscritas/os no site e com as anuidades em dia, que poderão assistir gratuitamente a todas as atividades.
Confira a programação do congresso: https://www.abpionline.com.br/congressos-da-abpi/xix/programacao/
Para informações: abpi@abpionline.com.br
Organização: ABPI
Em colaboração com: Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, Instituto Italiano de Cultura de Rio de Janeiro e outros
O Costa Smeralda é considerado uma “cidade inteligente” itinerante. Além da inovação de ter como opção de combustível o Gás Natural Liquefeito (GNL), com baixos níveis de emissões, o navio incorpora uma série de novidades tecnológicas de ponta e projetadas para reduzir ainda mais o impacto ambiental.
RESERVA Marítima N° 27446501
Navio: COSTA SMERALDA
Duração: 7 noites
Embarque dia: 17/01/2022
Porto: Santos
Desembarque dia: 24/01/2022
Porto: Santos
Itinerário: Santos – at – sea – at sea – Salvador (Bahia) – Ilheus – at sea – at sea – Santos
NOTA – a data do cruzeiro não poderá ser alterada
CABINE DUPLA VARANDA CONFORT ALL INCLUSIVE – N° 14133
(o número da cabine pode ser alterado pelo Cruzeiro desde que oferecida uma igual)
Passageiros: 2 adultos
Preço Inclui: Taxas portuárias + tarifa de serviços (gorjetas) + Seguro
Inclui: Pacote de bebidas ilimitado Brindiamo.
O que está incluso:
BENEFÍCIOS PREMIUM DE SUA CABINE CONFORT ALL INCLUSIVE
Pensão completa e pacote de bebidas incluído
Poderá também escolher o turno preferido para jantar (mediante disponibilidade e de acordo com o navio e destino – Por favor avisar no dia de realizar a reserva o horário de jantar de preferência, o mesmo está sujeito a disponibilidade). (1er horário aproximadamente as 19:30 h. e segundo horário as 21:45 h. aprox.), me avisa qual prefere.
As bebidas incluídas são: Pacote de bebidas “Brindiamo”, que inclui: café, sucos e refrigerantes, bebidas quentes, café, achocolatados, soft Drinks, cappuccino, Cerveja, Wisky, Vodka, Ginebra, Brandy, Cognac, grappa, Rum, Tequila, Bacardi Breezer, bitters, cocktails sem álcool, e seleção de vinhos, (toda as bebidas servidas em copo). A partir dos 18 anos. Consulte detalhes para mais informações.
Café da manhã na cabine sem custos
Café da manhã servido na cabine todos os dias do cruzeiro, não terá custo. Por favor avisar na recepção os dias que desejam receber o café de manhã na cabine.
Serviço de cabine 24 horas
O nosso pessoal a bordo à sua inteira disposição, 24 horas. Pode usufruir de seu café da manhã na cabine todos os dias, sem custo adicional. (mediante solicitação) Tarifa de serviço inclusa no preço.
Teatro e diversão para todas as idades
Espetáculos no teatro todas as noites, música e artistas de todo o mundo. Acesso as piscinas e à academia de ginástica. Miniclub para idades variadas entre 3 a 17 anos e muita diversão tanto para adultos como para crianças.
Desconto no próximo cruzeiro
10% de desconto no seu próximo cruzeiro para desfrutar durante o ano seguinte.
Pontos CostaClub
Os pontos CostaClub duplicam ou triplicam conforme a antecedência com que você realize a sua reserva.
Serviços não inclusos sujeitos a pagamento dentro do navio:
IMPORTANTE: A VIAGEM INICIA-SE EM SANTOS E O PRÊMIO NÃO PREVÊ PAGAMENTO DE PASSAGEM AÉREA OU TRANSFER PARA SANTOS.