O CÉU SOBRE KIBERA - trailer

O Céu sobre Kibera (The Sky Over Kibera) é um filme realizado a partir de uma enorme e impactante encenação da Divina Comédia de Dante Alighieri, conduzida pela companhia italiana Teatro Delle Albe em Nairobi (Quênia), envolvendo jovens da comunidade de Kibera ao longo de meses de pesquisa e criação.

Reinventando a obra-prima de Dante em inglês e swahili, com o estilo poético e visionário que caracteriza o trabalho da companhia, o filme entrelaça diversas sequências da encenação para realizar a operação alquímica de transformar teatro em cinema.

Nesta re-encenação da Divina Comédia, três adolescentes dão rosto e voz a Dante, Beatriz e Virgílio, tornando-se guias que conduzem o observador dentro do labirinto de Kibera, onde a “selva escura” em que o poeta, originalmente, se perde é mais do que uma simples metáfora: em swahili , Kibera significa “selva”.

Em torno deles, um coro de mais de 150 crianças e adolescentes recria e encena passagens da epopeia dantesca. Com grande domínio da palavra e da trama, empoderam-se da cena, vigorosos, criativos e argutos, transitando jocosamente de bestas a condenados, de ladrões a assassinos, de diabos a políticos corruptos e, enfim, poetas que indicam os caminhos da salvação.

Entre canções e diálogos cênicos, corridas frenéticas e danças selvagens, dão vida a um afresco feito de comovente poesia, confirmando a potência e universalidade da obra-prima de Dante.

THE SKY OVER KIBERA (O Céu sobre Kibera) um filme de Marco Martinelli
Com a participação de 150 estudantes das escolas de Nairóbi (Quênia) Little Prince School, Ushirika Center, Cardeal Otunga High School, Urafiki Carovana Primary School
Apoio: AVSI
Roteiro: Marco Martinelli e Ermanna Montanari
Consultor de roteiro: Riccardo Bonacina
Assistente de direção: Laura Redaelli
Edição: Francesco Tedde
Pós-produção: antropotopia
Música original Daniele Roccato
Organização geral: Marcella Nonni e Silvia Pagliano
Distribuição: Maria Martinelli
Consultoria e assessoria de imprensa: Rosalba Ruggeri
Produtor executivo: Alessandro Cappello
Produção: Ravenna Teatro / Teatro delle Albe
em colaboração com a Fundação AVSI, revista sem fins lucrativos Vita, Kamera Film, Antropotopia
Com o projeto THE SKY OVER KIBERA, dirigido por Marco Martinelli, a Fundação AVSI conquistou o “Prêmio Voluntário 2019” na seção “Cultura”, conferido pelo Senado da República Italiana.