EVENTOS NO BRASIL

Jornada Dante 700 anos

Para celebrar os 700 anos da morte de Dante Alighieri, a Faculdade de Letras da UFMG realizará a Jornada Dante 700 anos.

O evento on-line reunirá vídeos de palestras, entrevistas, seminários e leituras da obra do escritor, produzidos por pesquisadores convidados, bem como por estudantes e professores.

Datas e horários: 25 de março
Inscrição: O participante que desejar receber certificado de ouvinte deverá preencher o formulário disponibilizado durante o evento no canal do Youtube

Link do evento: www.youtube.com/channel/UCU_1hhvjy3fdqpOjJILrIPg

Organizado por Faculdade de Letras da UFMG em colaboração com Consulado da Italia em Belo Horizonte

Arte, Moda e Arquitetura na Florença de Dante

Por ocasião do aniversário dos 700 anos da morte de Dante Alighieri, no próximo dia 26 de março às 18h30, o IIC Rio irá transmitir uma conversa sobre Arte, Moda e Arquitetura na Florença do século XIII.

A ideia é a de reconstruir e explorar o contexto no qual o “pai da língua italiana” vivia e se inspirava e que contribuiu a criar aquela identidade italiana que mais, tarde, durante o Renascimento, será considerada como referência no processo de transformação nos âmbitos das artes, da filosofia e das ciências.  

O público de casa poderá participar com perguntas no bate-papo aberto durante a live.

O evento contará com a participação de:

ARTE

Marcello Maria Perongini
Formado em História da Arte pela Università degli Studi di Firenze e fundador de Artitalia, grupo de divulgação da história da arte italiana.

 

ARQUITETURA

Aristides Corrêa Dutra
Professor nos cursos de Design e Arquitetura da Universidade Veiga de Almeida e no curso de Design de Interiores da Universidade Candido Mendes. Possui mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo.

 

MODA

Thaiana Vieira
É historiadora e professora de História pela UFRJ, mestre em Artes, cultura e linguagens pela UFJF e doutoranda em Design de Moda pela UBI. Investigadora de História da moda e desenvolveu pesquisas especialmente sobre Moda na Baixa Idade Média.

O evento será transmitido pelas redes sociais do IIC Rio

Facebook e Youtube @iicrio no dia 26 de março às 18h30

Dante 700: Humana Divina Geometria, de Livia Raponi

Há séculos existe uma correspondência íntima entre poetas brasileiros e as obras de Dante Alighieri, que nunca foi interrompida.

Marco Lucchesi, poeta, tradutor e presidente da Academia Brasileira de Letras, oferece-nos neste curta-metragem um comovente testemunho de seu profundo vínculo com o Poeta Supremo, compartilhando sua voz carismática e sensível de amante de Dante e de escritor, em constante trânsito entre o universo literário italiano e o da língua portuguesa. O Canto XXXIII do Paraíso, momento culminante e final da Divina Comédia, está mais vivo do que nunca na intensa interpretação de Lucchesi; ao mesmo tempo, ela se manifesta por meio de uma delicada trama de elementos estéticos e artísticos presentes ao longo do filme.

Entre imagens inéditas e de arquivo da cidade do Rio, performances do acrobata Juliano Alvarenga e sutis texturas harmônicas do compositor Daniel Murray, uma voz narrativa feminina conduz o espectador a uma imersão lírica com nuances oníricas, visitando e cruzando composições do poeta Carlos Drummond de Andrade (1902 - 1987), em contraponto ideal ao texto de Dante.

O filme, escrito e dirigido por Lívia Raponi, é uma produção do Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro por ocasião dos 700 anos da morte do poeta Dante Alighieri.

Data: 25 de março de 2021

Horário: 11h

Onde: corriere.it e cepell.it (online)

Link do evento:
https://iicrio.esteri.it/iic_riodejaneiro/pt/gli_eventi/calendario/2021/03/dante-700-umana-divina-geometria.html

Organizado por
Istituto Italiano di Cultura do Rio de Janeiro em colaboração com Centro per il Libro e la Lettura (CEPELL) - La Lettura, Suplemento do Corriere della Sera.

 

A Settimana di Dante no Brasil: 700 anos de Dante

Para as comemorações do maior poeta italiano, Dante Alighieri (1265-1321), apresentamos uma série de encontros, nos quais compartilharemos o prazer da leitura da obra de Dante no Brasil.

PROGRAMAÇÃO

Dia 22/03, 11h-12h
"Dante Alighieri: O Documento da Sentença ao Exílio"
Prof. Dr. Eduardo Henrik Aubert (IEL-UNICAMP)

Link: https://meet.google.com/gqh-vbnn-yct

Dia 22/3, 19:30-20:30
Laboratório da tradução literária italiana: Encontro con o prof. Giulio Ferroni sobre o livro L’Italia di Dante. Viaggio nel paese della Commedia. O encontro será em forma de bate-papo com o prof. Giulio Ferroni, catedrático da Universidade La Sapienza di Roma, autor de vários livros sobre literatura italiana, traduzidos em muitas línguas. A partir de alguns trechos do livro “L'Italia di Dante”, traduzidos pela primeira vez em português por alunos e pesquisadores de Língua e Literatura Italiana na USP, esse evento dá continuidade ao encontro realizado durante a
Settimana della lingua nel mondo de 2020.

Link para o encontro: https://meet.google.com/npa-hvhn-sju

Organizadoras: Prof.as Maria Cecilia Casini e Doris Nátia Cavallari

Datas:

24 de março
Lançamento do canal Youtube "Dante no Brasil". No canal constarão todas as atividades apresentadas e as leituras de trechos da obra de Dante em colaboração entre a Universidade de São Paulo e a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

25 de março
DANTEDI’
Em 2020, o Governo da Itália instituiu oficialmente o DANTEDÌ, o “Dia deDante no Mundo”, dedicado à obra e à figura de Dante Alighieri. A data escolhida foi 25 de março, pois antigamente neste dia começava o ano civil em Florença, coincidindo com a festa da Anunciação.

10:00-11:00: “O meu Dante. Razões para estudar Dante no Brasil”. Apresentação de Ana Flávia Gonzalez, Paulo Lima, Paulo de Tarso, Alexandre Ginzel.

Produção: grupo de pesquisa "A tradição literária italiana".

Link: https://meet.google.com/pqf-xzai-vfa

11:00-12:00: canal Youtube do IIC Rio e na plataforma Corriere.it:

Primeira exibição do filme UMANA DIVINA GEOMETRIA, com Marco Lucchesi, Juliano Alvarenga e Livia Raponi, escrito e dirigido por Livia Raponi. O filme, realizado pelo Istituto Italiano di Cultura do Rio de Janeiro por ocasião dos 700 anos da morte de Dante Alighieri, participa da maratona literária "Dante nel mondo" organizada pelo jornal Corriere della Sera e pelo CEPELL (Centro per il libro e la lettura).

15:00-16:00 - "Fontes e rumos da Dantística lusófona" no lançamento do livro “Dante e Portugal. Presenças lusas e andaluzas na Divina Comédia” (Org. de Fernanda P.Mendes), pela Associazione Socio-Culturale Italiana del Portogallo Dante Alighieri- Il Mondo in Italiano (ASCIPDA).
Palestrante: Prof.a Maria Cecilia Casini

Info e inscrições: segreteria.ascipda@gmail.com

19:00-19:45 - Leitura na Biblioteca Mário de Andrade do canto XVII do Inferno da Divina Comédia.

Apresentadora: Prof.a Maria Cecilia Casini

Link para inscrição: https://forms.gle/5MMvnBRPcvC6BCuE6

20:00 - Apresentação da palestra “Zélia Gattai lettrice di Dante in Anarquistas graças a Deus”, no âmbito do Congresso “La Maremma per Dante. Cultura per la vita 1321-2021. Dantedì 2021. Lettori di Dante in America: Stati Uniti, Messico, Brasile, Argentina”

Palestrante: Prof.a Maria Cecilia Casini

Informazioni: https://www.facebook.com/LaMaremmaperDante

Datas: 22-25 de março

Organizado por:

Prof.a Maria Cecilia Casini (USP)
Área de Língua e Literatura Italiana da USP/PPG Língua, Literatura e Cultura Italianas (FFLCH/USP)

- Grupo de pesquisa “A tradição literária italiana” (CNPq)
Grupo de pesquisa dedicado à tradição literária italiana e credenciado no Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Brasileiro

- Prof. Fabiano Dalla Bona e Prof. Carlos da Silva Sobral (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

- Consolato Generale d'Italia a San Paolo

- Istituto Italiano di Cultura di San Paolo

- Istituto Italiano di Cultura di Rio de Janeiro

- Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro - Casa de Dante

- Circolo Italiano di San Paolo

- Circolo Toscano - San Paolo

- Biblioteca Mário de Andrade

- Associação Brasileira dos Professores de Italiano (ABPI)

- Comites

Ilustração: Carolinee de Almeida Rodrigues
Graduada em Letras Português-Italiano pela Universidade de São Paulo

Produção cartaz e divulgação: Leonardo Ferreira Aguiar
Aluno Pós-Graduação em Literatura Italiana no PPG de Língua, Literatura e Cultura Italianas (USP)
Audiovisual: Paulo de Tarso Coutinho Viana de Souza

Do Inferno ao Paraíso: uma conversa sobre A Divina Comédia

O evento é uma parceria da Casa Fiat de Cultura, Fundação Torino e Consulado da Itália em Belo Horizonte.

Os 700 anos de morte do grande poeta da língua italiana Dante Alighieri são celebrados no dia 25 de março e o poeta ganha dia D, com bate-papo virtual sobre “A Divina Comédia”, sua obra-prima.
A realizar a palestra é o professor de Literatura Italiana e História da Fundação Torino Riccardo Cassoli, que falará sobre a estrutura, os simbolismos e as alegorias presentes no poema.

Datas e horários
25 de março de 19h00 às 20h00

Inscrição
A participação é gratuita, com inscrição pela Sympla: https://www.sympla.com.br/do-inferno-ao-paraiso-uma-conversa-sobre-a-divina-comedia__1163704

As pessoas inscritas receberão o link de acesso por e-mail após a inscrição. Será fornecido certificado mediante preenchimento do formulário a ser compartilhado ao final da apresentação.

Organizado por
Casa Fiat de Cultura em colaboração com Consulado da Italia em Belo Horizonte e Fundação Torino

Lançamento do canal "E quindi uscimmo a riveder le stelle: letture di Dante dai cieli del Brasile"

24 de março de 2021

Coletânea de vídeos de leituras da Dante dos céus de São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus.

Local: YouTube

E-book “Leggere Dante: come, perché”

O e-book “Leggere Dante: come, perché” (ed. Sinestesie), sob a curadoria do Embaixador Raffaele Campanella, é pensado e escrito para facilitar a leitura da Divina Comédia, tendo em consideração os acontecimentos que marcaram a personalidade de Dante. O livro é endereçado a quem, no exterior, deseja se aproximar da cultura italiana e de um de seus representantes mais celebres.

Faça o download gratuito do e-book clicando no seguinte link: https://www.edizionisinestesie.it/libri/leggeredante-come-perche/

Organizado por MAECI