Concurso cultural “O amor que move o mundo”

Envie o seu vídeo e participe!

O Concurso Cultural “O Amor que Move o Mundo” tem caráter exclusivamente cultural e tem como objetivo incentivar o conhecimento cultural e a criatividade sobre a Itália e a obra do poeta Dante Alighieri.

Giovanni Alighieri, del fu Dante

“Giovanni Alighieri, del fu Dante” é um espetáculo criado por Paolo Pasquini e produzido pela Associação Cultural Xenia em dezembro de 2020.

Entrevista: Teatro delle Albe

Entrevista com Marco Martinelli e Ermanna Montanari sobre os trabalhos da companhia Teatro Delle Albe inspirados na obra de Dante Alighieri.

O Céu Sobre Kibera – trailer

O Céu sobre Kibera é um filme realizado pela companhia italiana Teatro Delle Albe em Nairóbi (Quênia) a partir da Divina Comédia.

O amor que move o mundo

O site O Amor que Move o Mundo é uma plataforma para a divulgação de eventos e criações artísticas conectadas pelo tema que moveu e inspirou não só sua existência, assim como a maior parte de suas poesias: o Amor.

Cronologia

Esta cronologia baseia-se sobretudo nas duas maiores autoridades contemporâneas em biografia dantesca, o italiano Giorgio Petrocchi e o norte-americano Robert Hollander.

Vida de Dante

Ensaio de Eduardo Sterzi, autor de “Por que ler Dante”

Dante, homem do seu tempo. Alessandro Barbero encontra os estudantes brasileiros

Neste encontro virtual, o historiador, acadêmico e escritor italiano Alessandro Barbero, partindo da trajetória em seu último livro, “Dante” (Laterza, 2021), revela alguns aspectos menos conhecidos de Dante Alighieri, através dos quais emergem características peculiares do homem e do cidadão, empenhado na política e integrado nas dinâmicas de seu tempo, que enriquecerão o perfil do famoso literato tão conhecido do grande público.

Sarau Dante 700 Anos

Em homenagem ao sétimo centenário da morte de Dante Alighieri, Bell’Anima Produções vai reunir especialistas na obra do poeta florentino em um sarau especial a ser realizado no dia 05 de junho através do canal da produtora no Youtube.

Dolente Bellezza

Curta-metragem de Roberto Recchioni

Dolente Bellezza é um curta-metragem de animação dedicado a Dante Alighieri, escrito e dirigido por Roberto Recchioni. Uma viagem visual e metafórica nos círculos de uma Itália transformada em Inferno, pelo abandono e pela negligência, pela poluição e criminalidade. Mas tudo pode renascer e voltar a resplandecer, graças à beleza.