DOLENTE BELEZZA

Dolente Bellezza” é um curta-metragem de animação dedicado a Dante Alighieri, escrito e dirigido por Roberto Recchioni, produzido por Direct2Brain, selecionado no âmbito de Corti d’Autore, iniciativa do Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália, em colaboração com a ANICA (Associazione Nazionale Industrie Cinematografiche Audiovisive Multimediali).

Uma viagem visual e metafórica nos círculos de uma Itália transformada em Inferno, pelo abandono e pela negligência, pela poluição e criminalidade. Mas tudo pode renascer e voltar a resplandecer, graças à beleza.

O projeto visa “contar a obra símbolo de Dante Alighieri através de um storytelling digital contemporâneo, uma linguagem atrativa para os jovens e um appeal visual charmoso para os adultos”, como explica a produtora Manuela Cacciamani.

Outro objetivo, evidenciado pelo diretor Roberto Recchioni, “é contar e promover a grande experiência em quadrinhos e animação da escola italiana, parte da tradição da nossa cultura”

Além de basear-se na “Divina Commedia”, “Dolente Bellezza” se inspira em uma outra obra-prima da literatura italiana: “Cristo parou em Eboli” de Carlo Levi. Uma similitude pouco usual que nos conduz a uma viagem catártica nos submundos, à qual segue uma renascença.

Assista: